REGRAS GERAIS

1. A disputa será feita por meio de uma competição de Cosplay na qual será considerada a

performance em palco, a confecção da roupa e a semelhança com o personagem original que

serviu de referência.

2. Todos os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos de idade.

3. Serão admitidos no concurso até 10 (dez) participantes.

4.Só serão aceitas inscrições com todas as informações preenchidas corretamente e de forma completa. As inscrições incompletas ou com dados incorretos serão anuladas.

5. A apresentação deverá ter uma duração máxima de 2 (dois) minutos por participante.

6. As personagens representadas pelos competidores deverão ser oriundas de séries, de Anime, Mangá, Filmes, H.Q. ou Videojogos, etc**

7. É expressamente proibida a utilização de qualquer tipo de armas de fogo e outros apetrechos que ponham em risco a integridade de qualquer pessoa (em caso de dúvida solicitar esclarecimento), com a exceção de réplicas.

8. São expressamente proibidos quaisquer tipos de atitudes e ou comentários de caráter xenófobo ou ofensivo de qualquer espécie.

9. Todos os participantes deverão cooperar com a organização de uma forma positiva, seguindo as suas indicações. A conduta menos correta, que envolva por exemplo atrasos, linguagem inapropriada, conflitos entre participantes, entre outras, poderá ser considerada na avaliação do júri e poderá até levar ao afastamento desta e de outras eliminatórias deste concurso.

10. Ao aceitar as regras, todos os participantes cedem por tempo indeterminado, em caráter irrevogável e irreversível, a título gratuito, a exposição, reprodução ou divulgação livre do seu trabalho/ retrato e/ou imagem registrado no evento pela comissão organizadora do Goyta Anime e por quem, esta, julgar apropriado.

11. Não é permitida a utilização de líquidos ou materiais viscosos, assim como acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física dos participantes do concurso, do público, dos jurados ou outros, tais como fogo de artifício, armas de fogo, extintores, instrumentos cortantes, abrasivos, corrosivos, solventes e outros produtos tóxicos ou

substâncias nocivas. O não cumprimento destas normas de segurança (antes, durante ou depois da sua apresentação) implicará a perda de pontos ou até a desclassificação nesta eliminatória.

12. O atraso na atuação poderá ser descontado na pontuação final do participante na proporção de 0,5 pontos por cada 30 segundos de atraso.13. A atuação tem início quando do arranque da música de fundo ou quando dado o sinal do responsável do grupo ao coordenador das entradas em palco.

14. A atuação de cada participante é considerada como terminada com o agradecimento ao público.

15. , Proibido arremessar, intencionalmente, qualquer objeto para fora do palco. O não cumprimento destas normas de segurança (antes, durante ou depois da sua apresentação) implicará a perda de pontos ou até a desclassificação nesta eliminatória.

16. Não será possível a utilização de cenários que necessitem de ser afixados a qualquer tipo de estrutura pré-existente (pregados, colados, pendurados, etc, na parede, estrutura de palco ou outra). Todos os acessórios deverão ser portáteis e de fácil transporte/manuseamento por parte dos cosplayers, permitindo a sua fácil utilização.

17. Como acessórios compreendem-se os diferentes objetos que são utilizados e transportados pelos cosplayers durante a sua atuação.

18. A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes causados pela apresentação dos participantes que tenham lugar durante as atuações dos próprios participantes.

19. A organização poderá analisar e inspecionar, a qualquer momento, a apresentação de cada um dos participantes de forma a verificar o cumprimento das normas do concurso. Caso exista descumprimento, o cosplayer poderá ser desclassificado.

DESISTÊNCIA

As desistências deverão ser comunicadas à organização com uma antecedência de no mínimo 48 horas. Caso a desistência aconteça sem notificação prévia, o participante será excluído das provas de Cosplay a realizar durante dois anos.

Caso surja algum imprevisto ou emergência agradecemos contato e justificação escrita para termos em consideração a situação.

AVALIAÇÃO DO JÚRI

1. Durante a apresentação o Júri irá avaliar e pontuar três aspetos do Cosplay, a performance, confecção da roupa e semelhança ao original (semelhança entre a roupa apresentada e a imagem de referência). Serão considerados não só a qualidade e complexidade da construção da roupa, mas também o nível de detalhe.

a) Como performance entende-se a interpretação dos personagens (considerando também a fidelidade à personagem original), a qualidade da apresentação e interação entre os diferentes elementos do grupo.

b) Na avaliação das roupas são tidos em conta os seguintes aspetos: a confecção/acabamento, nível de detalhe, acessórios e aplicações utilizadas.

c) A semelhança ao original avalia a semelhança entre a roupa apresentada e a imagem de referência.2. A avaliação dos participantes será feita de com notas de 1 (um) a 10 ( dez) .

a) Em caso de empate deverá ser considerado vencedor o cosplayer que tenha a melhor performance de acordo com os jurados .

b) Caso o empate persista, deverá ser considerada a pontuação mais alta no que toca à confecção da roupa.

CONCURSO

1. Os participantes deverão comparecer até uma hora antes do início da competição para receberem o briefing final e verificação de alinhamento/sequência de palco com os responsáveis de palco e audiovisuais.

2. Os participantes devem levar a Música a utilizar durante a ação de palco em suporte universal (PenDrive), que irão utilizar durante a apresentação, sendo de total responsabilidade do participante. Entregar o quanto antes possível para a equipe do evento próxima ao Palco.

Participantes por favor ficarem atentos a programação do evento.

a) Os resultados serão divulgados após o final do evento.

b) Ao participarem do concurso os cosplayers estão automaticamente a aceitar os termos deste regulamento. Do qual leram integralmente e concordam na sua totalidade.

c) A decisão final do júri é irreversível.

3. A apresentação pode ser individual ou em grupo. Participantes da modalidade apresentação não poderão participar da modalidade desfile.

Apresentação Cosplay
1º – 400
2º – 200
3º – 150

As inscrições serão abertas em breve.